Aplicativo para centralização de informações sobre recursos e insumos para auxiliar no combate ao vírus COVID-19 é proposta de trabalho de professores do DAELN

DAELN contra o COVID-19

Diante da pandemia do novo coronavírus, várias foram as atitudes promovidas e apoiadas por professores do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Curitiba.

Visando a disponibilização de informações relevantes no combate ao novo coronavírus, o projeto “Aplicativo para dispositivos móveis destinado à centralização de informações sobre recursos e insumos para auxiliar no combate ao vírus COVID-19” foi proposto pelo Prof. Ricardo Pedroni e pela Profa. Simone Crocetti, ambos docentes do DAELN.

O “Rede de Conexão de Voluntários Remota” (Recover) consiste em um app gratuito com o intuito de facilitar a localização de recursos essenciais durante a pandemia do COVID-19. Seu objetivo é conectar pessoas e instituições dispostas a fornecerem insumos ou serviços com outras que se encontram necessitadas desses. Atualmente, já existem iniciativas voltadas para a pronta-entrega de mercadorias e contratação de mão de obra, entretanto, o foco desse aplicativo serão atividades estritamente voluntárias e que se relacionem com a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) em hospitais, casas de repouso, casas de passagem, unidades básicas de saúde, compras no supermercado e/ou farmácia para pessoas em grupo de risco, entre outros.

Este projeto foi submetido a edital realizado pela UTFPR em busca de ideias para auxiliar no combate ao COVID-19, tendo sido contemplado com o valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais).

A equipe de desenvolvimento do projeto conta com a participação de alunos de diferentes áreas e instituições: André Luis Ribeiro (Eng. de Computação - UTFPR), Davi Nascimento dos Santos (Eng. Eletrônica - UTFPR), Karen Dyminski Parente Ribeiro (Medicina - UFPR), Marco Antonio Przybysz (Eng. Mecatrônica - UTFPR) e Mariana Lech (Bel. em Design Gráfico - UFPR / Apple Developer Academy - PUCPR).

O DAELN parabeniza a todos os envolvidos e apóia esta nobre iniciativa!