Professores do DAELN participam de rede de pesquisa para contribuição na manufatura distribuída de ventiladores mecânicos não invasivos de baixo custo

DAELN contra o COVID-19

Diante da pandemia do novo coronavírus, várias foram as atitudes promovidas e apoiadas por professores do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Curitiba.

Os professores Hermes Irineu Del Monego e Marcos Eduardo Pivaro Monteiro, ambos do DAELN, estão participando do projeto “Sistema de Manufatura Distribuída de Ventiladores Mecânicos Não Invasivos de Baixo Custo”, cujo objetivo é fabricar no Brasil, em curto prazo e em larga escala, um ventilador desenvolvido em conjunto com pesquisadores da Europa.

De acordo com o site oficial do FASTEN Vita Pneuma, o objetivo é suprir a demanda crescente deste tipo de equipamento em virtude da progressão da pandemia do COVID-19, contribuindo assim para evitar o estrangulamento do sistema de saúde nacional. Para isso, uma mobilização que envolve mais de 20 universidades brasileiras e é liderada pelo INESC P&D Brasil visa criar uma rede distribuída de unidades de produção, formada por laboratórios e oficinas pertencentes a institutos de ensino e pesquisa públicos e privados de todo o Brasil, que disponham de impressoras 3D, CNC’s e máquinas de corte a laser.

Os grupos de pesquisa poderão se incorporar à rede de manufatura distribuída através da infraestrutura computacional da RNP e terão suas atividades coordenadas com base em conceitos e ferramentas de rede já desenvolvidos em projetos anteriores. Com isso, será possível distribuir, de forma otimizada, as demandas de produção de peças para a fabricação dos ventiladores mecânicos.

O DAELN parabeniza a todos os envolvidos e apóia esta nobre iniciativa!