Sistema de coleta eletrostática de gotículas de saliva com inativação de agentes patogênicos por temperatura é projeto em desenvolvimento no DAELN para auxiliar no combate ao COVID-19

DAELN contra o COVID-19

Diante da pandemia do novo coronavírus, várias foram as atitudes promovidas e apoiadas por professores do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Curitiba.

Considerando o cenário atual, um equipamento de custo acessível está em desenvolvimento na UTFPR, denominado “Sistema de coleta eletrostática de gotículas de saliva (perdigoto) com inativação de agentes patogênicos por temperatura”. O projeto é liderado pelo Prof. Fernando C. Castaldo e conta com o trabalho da Profa. Luciane A. S. Pedotti, da Profa. Tania L. Monteiro e do Prof. Daniel Pigatto, todos do DAELN.

O sistema encontra-se em fase de prototipagem inicial e a equipe de pesquisadores persiste avaliando outras técnicas e abordagens de filtragem ativa de ambientes para inativação de patógenos. Como as ações profiláticas na saúde pública deverão ser mantidas mesmo após o surto do COVID-19, este dispositivo poderá ser mais uma ferramenta à disposição da comunidade, voltado principalmente para aqueles ambientes com grande circulação de pessoas. Basicamente opera por captura eletrostática das gotículas em suspensão no ar que ficam retidas na placa coletora, a qual é mantida a uma temperatura suficiente para inativar agentes patológicos.

Um edital de patrocínio foi publicado para viabilizar uma campanha do tipo crowdfunding, na expectativa de obter apoio financeiro da comunidade e produzir o sistema. Para conhecer os editais publicados pelo DAELN visite a página Editais.

O DAELN parabeniza a todos os envolvidos e apóia esta nobre iniciativa!