Alunos de Sistemas de Telecomunicações criam startup, a DTO Business

Hoje vamos falar sobre empreendimento e inovação e de três alunos do Departamento Acadêmico de Eletrônica, DAELN-CT, aqui da nossa universidade, representando o curso de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações - SISTEL, os alunos Dion Derek, Oseias Fernandes e Thiago Wolochen criadores da startup DTO Business, "a startup está em fase de pré-incubação no Hotel Tecnológico da UTFPR",  voltada para atender as necessidades da sociedade com ideias inovadoras.

Como é o caso da iniciativa mais recente dessa equipe referência em mão na massa, o Sentinela Agro voltado a evitar desperdícios e diminuir os impactos ambientais de processos agrícola. O sistema funciona através de um conjunto de sensores aplicados nas plantações com o objetivo de monitorar o solo, umidade e condições climáticas. Os dados coletados pelo aparelho são enviadas a um servidor que disponibilizará as informações diretamente através de um aplicativo ou software, ou seja, dados organizados reunidos em uma plataforma para um gerenciamento eficaz e inteligente da produção.

sentinela agro logo.png

A primeira aplicação do sistema foi feita na Fazenda Urbana - iniciativa da Prefeitura de Curitiba, dedicada à educação para prática agrícola sustentável nas cidades. Mais sobre o projeto pode ser conferido em https://www.dtobusiness.com e pelo Instagram @sentinela_agro.

Sentinela Agro na Fazenda Urbana de Curitiba

Sentinela Agro na Fazenda Urbana de Curitiba.

sentinela agro 2.png

Sentinela Agro

sentinela agro beterrabas.jpg

Chácara Família Liceski em São Jose dos Pinhais, monitoramento de uma plantação de beterrabas.

Outro produto que está sendo desenvolvido pela DTO é um sistema de luzes, instalado nas bicicletas, que indicam a mudança de direção do ciclista, controlado por um App que também mapeia o trajeto e tempo de duração das pedaladas, podendo se compartilhar estas informações para outros ciclistas ou amigos.

bikelight.jpg

Protótipo BikeLight.

app bikelight.png

APP BikeLight.

A ideia é trazer interatividade e mais segurança no trânsito para os ciclistas.